Como escolher o terreno ideal

terreno ideal
21.07.2014

São 5 pontos a serem observados quando for escolher o terreno para construir a casa dos sonhos: localização, topografia, posicionamento, qualidade do solo e documentação.

A localização obviamente é o ponto mais crítico. Tem que ser privilegiada. Tem que ter algum atrativo: seja porque está próximo a área de lazer do condomínio, ou porque tem uma linda vista para o verde, ou porque está numa rua muito arborizada e com uma pracinha na frente. O terreno tem que ter uma localização especial para receber um projeto diferenciado.

A topografia do terreno também é muito importante. Pra mim, o terreno ideal é um leve declive, de 3 a 4 metros de desnível em relação ao nível da rua. Assim, você fica com uma ampla vista e seu jardim não fica sufocado entre 3 muros. Alem disso, pode aproveitar a topografia para colocar a garagem e todas as dependências de serviço abaixo do nível da rua, no subsolo. Já no terreno em aclive, é necessário construir muros de arrimo que precisam ser muito bem impermeabilizados. Geralmente, as casas construídas em terrenos em aclive precisam de elevadores para vencer as escadas dos vários pavimentos e a área de lazer fica voltada para frente.

Outro ponto importante é a posição do terreno em relação ao norte. Todo bom arquiteto estuda a posição da área de lazer da casa de forma que a piscina receba a maior insolação possível. O ideal é que o terreno seja face sul, dessa forma, os fundos da casa ficarão voltados para a face norte, onde geralmente ficará a piscina e a área de lazer da casa. Assim sua piscina terá mais privacidade e receberá sol o dia inteiro.

É bom verificar a qualidade do solo, o que pode ser feito através de uma sondagem e dará pistas sobre o tipo de fundação que o projeto estrutural deverá adotar. Se o solo apresentar água, o estaqueamento só pode ser feito utilizando método strauss, o que é mais caro e moroso. Por outro lado, pedras podem atrapalhar a fundação e muitas vezes precisam ser retiradas.

Por fim, preste atenção na documentação e, antes de fechar qualquer negócio, pesquise todas as certidões do imóvel e dos proprietários, para fazer uma compra segura. – See more at: http://www.yellowbrick.com.br/novidade/como-escolher-o-terreno-ideal/#sthash.FOI7yOm6.dpuf